Quilombo Vai à Nasa vence 1ª Edição do Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável”

Compartilhe

O Quilombo Vai à Nasa, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), venceu a 1º Edição do Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável”, do dia 28 de novembro de 2023, em Belém.  O projeto concorreu na Dimensão Cultural e disputou com iniciativas do TRT da 4ª Região (Projeto Percursos e Vivências de Servidores/as e Magistrados/as Negros/as) e do TRT da 8ª Região (Glossário de Termos da Justiça Trabalhista em Libras).

Ao todo, o TRT-13 teve 3 projetos finalistas, em 3 Dimensões diferentes: ALIA – Assistente de Localização Interna Acessível, na Dimensão Social; Projeto ECOLABORA, na Dimensão Ambiental e o Quilombo Vai à Nasa, na Dimensão Cultural.

A premiação foi realizada no 8º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, que acontece de terça (28) a sexta (1), em Belém. Ao todo, 13 projetos finalistas disputaram o troféu “Justiça do Trabalho Sustentável 2023” em quatro categorias diferentes (social, ambiental, econômica e cultural). O objetivo do prêmio é reconhecer e disseminar projetos, ações e práticas de sustentabilidade implementadas na Justiça do Trabalho.

Quilombo vai à Nasa

O projeto é realizado pelo TRT-13 por meio da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) com o objetivo de preparar os participantes para compreenderem que, por meio de sua trajetória profissional, eles podem usar as tecnologias como ferramenta de transformação social, desenvolvendo comportamentos empreendedores no contexto em que estão inseridos.

Os alunos, vindos de contextos diversos (pessoas trans, quilombolas, venezuelanas, indígenas, e, em sua maioria, mulheres), participaram de encontros do Programa Acelera Open Future que abordam temas como habilidades profissionais do futuro, empreendedorismo, inovação, negócios sociais e ODS’s, startups e tecnologias, futuro do mercado e profissões do futuro.

No início de outubro, a turma participou de um hackathon, maratona de desenvolvimento de inovações na área de tecnologia, promovida pela NASA, a agência espacial norte-americana. Em um final de semana repleto de emoção e representatividade, os participantes Guilherme Miguel, indígena do povo Tabajara; Yasmin Vitória, do quilombo de Mituaçú; Alianna Andrea, venezuelana, e Tiago da Silva Santos, do quilombo de Paratibe, conquistaram o 2º lugar na seletiva local da maior maratona global e oficial da Nasa.