Quem Somos

Dê um SIM à Inovação

O nosso objetivo é conectar atores, dar visibilidade e atrair ações de inovação

 

O Ecossistema de Inovação Farol Digital é o Ambiente de Inovação planejado para que as pessoas de conectem, explorem suas ideias e o potencial da região, gerando e impulsionando negócios inovadores, que impactam na cultura e na economia local. É por meio da atração de empreendedores com ideias inovadoras que nascem as cada vez mais conhecidas startups, empresas de rápido crescimento. Esse crescimento acelerado acontece uma vez que, estando dentro do Ecossistema, as startups interagem e podem contar com o apoio de outros integrantes desse meio.

 

Ao contar com o Ecossistema, os empreendimentos podem ter auxílio na estruturação do seu negócio, crescer e tornar-se negócios de impacto e sustentáveis. O ambiente de inovação também proporciona uma forte realização de networking entre empresas e instituições, oportunidades de trocas com potenciais investidores, grandes empresas e mentores. É assim que o Farol Digital chega para acelerar o desenvolvimento dos negócios e potencializar sua permanência no mercado, com a maturidade e expertise de quem faz este mercado acontecer.

Nesse sentido, o maior propósito do Farol Digital é transformar João Pessoa em um expoente de inovação, unindo forças e desenvolvendo novas soluções em um ambiente de inovação, criando um ecossistema extremamente conectado e com potencial para se tornar um representante de uma nova fase da economia do Estado da Paraíba.  João Pessoa, além de ser reconhecida como um Polo Exportador de mão de obra qualificada, soma mais de 6 mil empresas com o foco em inovação, especialmente em áreas como indústria, software e processos. A disseminação da cultura empreendedora na cidade é fundamental para esse número cresça com o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis. Criado a partir de uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (SEBRAE-PB), o Farol Digital representa uma oportunidade de alavancar o desenvolvimento socioeconômico da grande João Pessoa e atrair olhares não só para a região metropolitana da capital, mas para todo o estado e região nordeste.

O Farol Digital conta com a participação e integração de agentes que compõem o Grupo Tração das áreas de governo, organizações, empresas e educação.

O poder público age por meio de incentivos e políticas públicas para o setor, com mecanismos de apoio ao empreendedor e fomento à pesquisa. Nessa área contamos com Prefeitura Municipal de João Pessoa, através das Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECITEC) e Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDEST), com a Câmara Municipal, o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região.

A exemplo do SEBRAE, outras organizações são atuantes no Farol Digital, como o SENAI, Sucesu, ABRADI e Banco do Nordeste. Na área de educação, a Universidade Federal da Paraíba está representada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA) e o Instituto Federal da Paraíba pelo NEO IFPB Agência de Inovação, pelo Parque Científico e Tecnológico SINERGIA, pelo Polo de Inovação e pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC).

É importante destacar que o Grupo Tração é composto por instituições de ensino e pesquisa que possuem grande parcela de participação nesse contexto tecnológico, pois formam profissionais de alto nível em diferentes áreas ligadas à economia criativa, à inovação e ao empreendedorismo. É nesse contexto que temos fundamentalmente em nosso Ecossistema a Universidade Federal da Paraíba, representada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA), e o Instituto Federal da Paraíba pelo NEO IFPB Agência de Inovação, pelo Parque Científico e Tecnológico SINERGIA, pelo Polo de Inovação e pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC).

Por sua vez, as entidades empresariais atuam de forma muito ativa, integrando diversas áreas do conhecimento e inovação, para prestar serviços inovadores ao mercado e contribuir para o desenvolvimento desse ecossistema, ao mesmo tempo em que geram tributos relevantes. É nessa área que estão no corpo do Farol Digital a FABWORK, Satation83, Go Beesiness, Officina Móveis, Ativaweb, ClubJob, HEIM Negócios Inovadores e empresas de assessoria jurídicas voltadas para inovação.

A parceria estratégica e cooperação desses importantes integrantes do Ecossistema de Inovação Farol Digital é o ponto chave que favorece a geração de ideias e negócios inovadoras  e a visibilidade para torna-los conhecidos.

Farol Digital – unindo forças para a construção de um futuro mais inovador, próspero e cheio de desenvolvimento.