Cagepa faz pré-lançamento de CPSI em evento do Farol Digital

Compartilhe

A Cagepa, como empresa pactuada do hub de inovação Farol Digital, participou do ‘Conexões Empreendedoras’, evento voltado para o fortalecimento do ecossistema empreendedor local, e apresentou seus desafios para as startups paraibanas, na noite desta segunda-feira (28), no ClubJob Woods Coworking, em João Pessoa. Na ocasião, a companhia fez o pré-lançamento do edital para Contratação Pública de Solução Inovadora, baseada em dois problemas: furtos de ativos e falta d’água.

O gerente de Novos Negócios e Inovação, Altamar Alencar, e o gerente de Gestão de Energia, Victor Santos, representaram a Cagepa no evento. Altamar explicou que a Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI) é um instrumento que une diversos conceitos com objetivo de viabilizar a compra de teste de soluções inovadoras. Com a promulgação do Marco Legal das Startups (Lei Complementar no 182, de junho de 2021), criou-se uma nova modalidade de licitação, resultando em uma CPSI. “Esse é um dos instrumentos para Inovação Aberta, prevista na Política de Inovação da Cagepa para o atingimento dos seus objetivos e, com isso, contribuir para a universalização do saneamento básico na Paraíba. Portanto, a Cagepa está se adequando para inserir esse modelo de contratação”, disse.

De acordo com Victor Santos, as soluções de Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI) buscam gerar na Cagepa um novo desafio na construção de soluções diferentes para a busca de resultados diferentes. “Vivemos numa era de dados e de informações para a tomada de decisões, e os gestores precisam desse avanço na construção de mais performance aplicada aos desafios que o Marco do Saneamento nos traz. Com o CPSI poderemos dividir esses desafios com a população de startups, que possui ideias maravilhosas e até então não tínhamos como contratá-los”, disse.

 

 

O gerente ainda explicou que agora a Cagepa possui mecanismos para esse tipo de contratação, com o apoio de instituições internacionais (IsLe e BID Bank) que fomentam estas iniciativas em prol da inovação e da sustentabilidade mundial. “Se podemos caminhar na vanguarda destas soluções, vamos em busca de fazer a diferença para a população paraibana que merece o nosso melhor”, concluiu.

O “Conexões Empreendedoras” teve o apoio do Sebrae-PB e a programação contou também com apresentação de pitches, palestras sobre tendências empreendedoras e discussões com desafios propostos por parceiros estratégicos, como a Cagepa e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa.

 

Fonte: Cagepa e Farol Digital