Seja Você o Responsável pelos Seus Sucessos e Fracassos e Liberte-se

Compartilhe

De vez em quando, nos deparamos com decepções e reveses que surgem em nossa vida pessoal ou profissional. Nessas horas, no calor da emoção, nossa primeira reação é, muitas vezes, culpar fatores externos ou outras pessoas por nossas frustrações. Contudo, existe um poder libertador em assumir a responsabilidade pelos eventos que precisamos enfrentar.

Essa capacidade remete ao que é chamado na psicologia de “Locus de Controle Interno” (LCI), uma teoria introduzida pelo psicólogo americano Julian Rotter. Ela se refere à crença de que nossos sucessos e fracassos são resultado de nossos próprios comportamentos e esforços, e não de fatores externos.

Quando encaramos esses acontecimentos a partir desta perspectiva, temos a capacidade de absorver o aprendizado de uma crise de forma mais consciente. Livres de emoções tóxicas como mágoa, ódio ou tristeza, mantemos nossa energia e foco na solução, na criatividade e na inovação.

É natural, inicialmente, não assimilarmos bem os fatores externos que surgem e interferem em nossos planos e relacionamentos. No entanto, encarar as adversidades da vida sob a perspectiva do ‘Locus de Controle Externo’ (LCE) — um conceito também proposto por Rotter — como se fossem causadas por Deus, pelo acaso ou por outras pessoas, nos conduz à armadilha do ressentimento e do pessimismo decorrentes de decepções e fracassos do passado.

Por outro lado, compreender que não existem “inimigos” ou influências externas malditas a combater nos proporciona a força necessária para nos superarmos e aprendermos com cada situação.

Para ilustrar, pense em um cenário das artes marciais. Se o adversário acerta um golpe na ponta do seu queixo, seria ele o responsável pelo knock-out que você sofre? Ou você, que no momento crucial, baixou a guarda?

Aceitar que a queda não foi provocada pelo golpe de um adversário, mas sim pela necessidade de aprimorar a defesa, é libertador. Esse entendimento norteia a preparação para o futuro e eleva a experiência vivida.

Manter a consciência de nossa responsabilidade pelos altos e baixos da vida não apenas nos ajuda a manter o equilíbrio emocional em meio às atribulações, mas também transforma cada obstáculo em uma oportunidade valiosa de crescimento e aprendizado.

Bonus Track

E é tão gostoso ter
Os pés no chão e ver
Que o melhor da vida
Vai começar”

Guilherme Arantes

Autor

Luiz Henrique Brito – Empresário, Diretor da BeHOH, Idealizador de Projetos e Parceiro de Equipes. Apaixonado por inovação