Criado com a proposta de fomentar o empreendedorismo inovador em João Pessoa, por meio da união de atores e esforços, o Pacto pela Inovação conquistou a sua 10ª adesão nesta segunda-feira (18). Liderada pelo Sebrae/PB, a iniciativa passou a contar com a participação do Senai/PB, que é uma referência no desenvolvimento de ações em prol do fortalecimento da indústria no estado. A formalização da adesão ao Pacto, por meio do Hub de Inovação Farol Digital, aconteceu durante encontro realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).
De acordo com o gerente regional da agência Sul do Sebrae/PB, Cláudio Soares, o objetivo do Pacto é unir forças para transformar João Pessoa em um polo de inovação e tecnologia, por meio de ações colaborativas e compartilhadas entre empreendedores e instituições públicas e privadas. Ainda segundo o gerente, o Pacto pela Inovação representa um segundo momento do Hub de Inovação Farol Digital, que vai focar em seu planejamento estratégico, definindo prioridades e potenciais a partir das possibilidades de cada instituição participante.
Por sua vez, o presidente da Fiep, Buega Gadelha, enfatizou a importância da cooperação proposta pelo Farol Digital em prol do fortalecimento do ambiente de inovação em João Pessoa. Ainda segundo o presidente, todas as ações que contribuam com o desenvolvimento e a consolidação da cultura da inovação no estado, especialmente aquelas que beneficiem o setor industrial, podem contar com o apoio do Senai.
Também participaram do encontro desta segunda-feira a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão; a diretora regional do Senai, Ana Cláudia Moreira; o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/PB, Wagner Porto; a supervisora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos do Senai, Fabiana Hiluey; o empresário André Santana, representando os empreendedores do Farol Digital; e o diretor geral da Agência de Inovação do IFPB, Valdecir Moreno.
Além do Sebrae e do Senai, também já assinaram a adesão ao Pacto pela Inovação a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi), Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), além das empresas JN Consultoria de Negócios, Clubjob, Aleksandro Maracajá e HEIM Negócios Inovadores