Objetivo é fazer com que o tribunal integre a lista de instituições públicas e privadas que compõem hub de inovação de João Pessoa
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Thiago de Oliveira Andrade, assinou na manhã desta segunda-feira (21) o Pacto pela Inovação, formalizando assim a participação do Regional do Farol Digital, o hub de inovação da cidade de João Pessoa. O objetivo é integrar a rede de instituições públicas e privadas que formam o Farol Digital de maneira mais profunda, encontrando soluções inovadoras para problemas da sociedade, algo que o TRT-13 tem como missão maior na atual gestão.
“Ao assinarmos o termo de parceria hoje, estamos dando cumprimento ao ODS 17 da Agenda 2030 da ONU. Estamos realizando parcerias público-privadas para fortalecer o desenvolvimento de negócios e o surgimento de empregos ,criando um ambiente de inovação que possa fomentar o desenvolvimento sustentável no Estado”, afirmou o presidente.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 17, especialmente nos tópicos 17.6 e 17.7, enfatiza a importância de estabelecer parcerias multissetoriais, que “mobilizem e compartilhem conhecimento, experiência, tecnologia e recursos financeiros”, enfatizando as parcerias públicas, público-privadas, privadas e com a sociedade civil organizada, “a partir de estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias”.
“A assinatura do pacto formaliza o compromisso com a temática de inovação, algo que estamos fazendo desde a criação do Labor”, enfatizou o chefe da Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura. Para o gestor, este ato pode ajudar a sensibilizar setores da sociedade. “É fazer um chamamento público sobre a relevância do assunto, mostrando que essa integração de diferentes atores de diferentes vertentes da sociedade pode promover desenvolvimento econômico sustentável. A ideia é utilizar a inovação como ferramenta de estímulo para que esse desenvolvimento aconteça”, pontuou.
Na ocasião, representando o Sebrae/PB, estiveram o gerente da Agência Sul, Cláudio Soares, a analista Rafaella Catão, e a Agente Local de Inovação, Aline Oliveira; do IFPB, o diretor de Inovação Tecnológica da Agência de Inovação da instituição, Valdecir Moreno; e a consultora em inovação Juliana Nóbrega, da JN Consultoria, que também assinou o Pacto pela Inovação. Eles foram recepcionados pela equipe do tribunal, especialmente pelos integrantes da Divisão de Inovação, Marcelo Moura e Ronaldo Farias.
“O hub de inovação permite a conexão entre empresas e outras instituições. A oportunidade de estabelecer uma troca com o TRT-13 para realizar ações sociais faz cumprir uma das funções primordiais do IFPB, que é apresentar soluções tecnológicas para resolver problemas da sociedade como um todo”, pontuou o diretor de Inovação Tecnológica da Agência de Inovação do IFPB, Valdecir Moreno.
“A vantagem de ter o TRT-13, o primeiro órgão do Poder Judiciário a estar conosco no Farol Digital, pensando soluções de inovação para a cidade e também para o estado da Paraíba, é poder levar demandas e questões que talvez não chegassem ao tribunal pelas vias comuns. Ao aproximar o empreendedor do TRT-13, podemos encontrar soluções em conjunto”, enfatizou a analista do Sebrae/PB, Rafaella Catão.